Toda e qualquer mudança gera um grande ansiedade e muita preparação, seja uma mudança de emprego, cidade, mudança de rotina...enfim, até para mudar o corte de cabelo pensamos e pesquisamos para não cometer erros.
Imagina uma mudança de país?
Colocamos os prós e contras na balança, sair totalmente da zona de conforto, abrir mão de uma rotina e hábitos já estabelecidos há anos. Outra cultura, outra rotina, aprender tudo de novo e do zero.
E foi assim, meses estudando, pesquisando e preparando um milhão de documentos para a grande mudança de país: Portugal aí vamos nós!
É um turbilhão de sentimentos, deixar nossa casa, nosso país, nossa cultura, família, trabalho, amigos, a rotina e tantas outras coisas. Praticar o desapego, muito mais fácil de falar do que fazer.
Não se esqueça:
- Documentação (certificados, certidões e apostilamentos $$$);
- Qual tipo de visto;
- Pesquisar sobre a cidade;
- Emprego;
- Passagens;
- Limite de Bagagem
- Contrato de Arrendamento (Aluguel)
- Registro na Junta Residencial
- Cartão/Título de residência
- Seguro Saúde
- Cartão do Utente/Saúde
- NIF (CPF)
- NISS (INSS)
- Contrato de Trabalho
- Carta de Condução (CNH)
- Abertura de Conta Bancária (Sem taxas mensais)
Pensamos: "Ahh ok fala-se português também, não há problemas!"
Esse é o primeiro erro, o português de Portugal é bem diferente do português brasileiro, na primeira semana posso dizer que você não vai entender muito bem o que os portugueses falam, ainda mais se falarem rápido. Uma boa pesquisa no Google par aprender o vocabulário lusitano é super válida.
Ainda escreverei um post sobre a diferença de tantas palavras e expressões.
Há 14 meses morando no Porto - Portugal, percebemos que aqui temos segurança e podemos andar tranquilamente pela rua com o "telemóvel" nas mãos.
Já sabíamos, mas vale reforçar: não é só comprar passagem e ir para o aeroporto, depois de meses burocráticos no Brasil, com a chegada em terras portuguesas, inicia-se a parte burocrática por aqui também como citei acima.
Ouvimos muitos idiomas pelas ruas e sempre nosso português brasileiro está presente em todo lado.
Aqui também se tem muita saudade dos amigos e familiares. Das conversas, dos encontros, dos cafés com as amigas e dos treinos de corrida em grupo. A saudade se faz presente.
Porém....sempre aprendendo diariamente e compartilhando para a trocar experiências e vivências.
"Telemóvel" kkkkk...Realmente não é só comprar as passagens e ir ao aeroporto né...Acompanho essa sua jornada desde o início e sei o quão árdua foi e é..Que vcs sejam cada dia mais felizes Rô..Sucesso ❤
ResponderExcluir