quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Torta de Atum Low Carb - Sem farinha


Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções.

Ficou deliciosaaaa! Façam, é muito fácil!

Receita:

  • 6 ovos batidos 
  • Legumes picados a sua escolha, eu uso: cenoura, ervilha, batata e vagem
  • 2 latas de atum em posta, retirei quase todo o azeite
  • Temperos a seu gosto, eu coloquei sal, orégano, salsinha, cúrcuma, pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de queijo ralado. 
  • Mistura tudo, coloca em forminhas ou forma média. Forno pré aquecido, asse por 25-30min a 180°C

terça-feira, 20 de novembro de 2018

O terror da Fascite Plantar


O terror de todo corredor é se lesionar, interromper os treinos, perder ritmo, não participar de provas, não sentir o gostinho da endorfina.
Depois de toda mudança (país e rotina) correndo sozinha e tentando me adaptar em uma nova academia, em novembro do ano passado comecei a sentir dor no meu pé direito. Dei uma pausa de alguns dias, voltei a correr, mas o desconforto sempre presente.
Claro que procrastinei os alongamentos, justamente por correr sozinha acabei deixando de lado.
Entre pausas para tentar recuperar e treinos, a dor sempre incomodava, mas aquele sentimento e esperança de que iria melhorar, além da minha resistência de procurar um médico que não conheço no Porto, saudades do amigo e Dr Nilvio Severo!!
Então em abril deste ano procurei um ortopedista, fiz Raio X, ressonância e o resultado foi uma Fascite Plantar.

O que é Fascite plantar?

fascite plantar ou fasceíte plantar é a inflamação da fáscia plantar. A fáscia plantar é uma banda espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até aos dedos dos pés. Esta banda está recoberta de gordura para absorver choques e suporta a arcada plantar. A fascite plantar é a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 a 7,0% da população.  (www.saudebemestar.pt)
Tomei anti-inflamatório, o que não teve muito resultado. Por indicação médica e sem correr desde fevereiro, comecei a fazer fisioterapia e gelo. Foram 20 sessões de fisio, muito alongamento e gelo.
Após tudo isso, ainda sentia um certo incômodo no pé, também descobri que meu pé é cavo nível 4, ou seja, o pior. Fiz palmilhas e preciso usar diariamente.
Voltei a correr muito de leve em julho, mas a dor persistia...então procurei outro médico, ortopedista esportivo e especialista em atletas. Dia 22 de outubro fiz infiltração, dói bastante na primeira semana. Estou seguindo todas as recomendações médicas e por enquanto voltei apenas para a musculação e bike. Nada de rasteirinhas, chinelos havaianas nunca mais, gelo todos os dias e alongamento.
Desde que comecei a correr, há 9 anos atrás, esse certamente foi o meu pior ano relacionado a treino. Mas como desistir não é uma opção, estou contando os dias para voltar a correr e sentir aquela sensação maravilhosa de liberdade e missão cumprida no final do treino.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Mudanças: Brasil - Portugal


Toda e qualquer mudança gera um grande ansiedade e muita preparação, seja uma mudança de emprego, cidade, mudança de rotina...enfim, até para mudar o corte de cabelo pensamos e pesquisamos para não cometer erros.
Imagina uma mudança de país?
Colocamos os prós e contras na balança, sair totalmente da zona de conforto, abrir mão de uma rotina e hábitos já estabelecidos há anos. Outra cultura, outra rotina, aprender tudo de novo e do zero.
E foi assim, meses estudando, pesquisando e preparando um milhão de documentos para a grande mudança de país: Portugal aí vamos nós!
É um turbilhão de sentimentos, deixar nossa casa, nosso país, nossa cultura, família, trabalho, amigos, a rotina e tantas outras coisas. Praticar o desapego, muito mais fácil de falar do que fazer.

Não se esqueça:
  1. Documentação (certificados, certidões e apostilamentos $$$);
  2. Qual tipo de visto;
  3. Pesquisar sobre a cidade;
  4. Emprego;
  5. Passagens;
  6. Limite de Bagagem
E Depois tudo novo de novo:
  1. Contrato de Arrendamento (Aluguel)
  2. Registro na Junta Residencial
  3. Cartão/Título de residência 
  4. Seguro Saúde
  5. Cartão do Utente/Saúde
  6. NIF (CPF) 
  7. NISS (INSS) 
  8. Contrato de Trabalho
  9. Carta de Condução (CNH) 
  10. Abertura de Conta Bancária (Sem taxas mensais)
Aprendendo, ou melhor, estou a aprender diariamente uma nova língua, português europeu, novos costumes, cultura e outra forma de encarar a vida, mais simples, mais prática e com outros valores.

Pensamos: "Ahh ok fala-se português também, não há problemas!"
Esse é o primeiro erro, o português de Portugal é bem diferente do português brasileiro, na primeira semana posso dizer que você não vai entender muito bem o que os portugueses falam, ainda mais se falarem rápido. Uma boa pesquisa no Google par aprender o vocabulário lusitano é super válida.
Ainda escreverei um post sobre a diferença de tantas palavras e expressões.
Há 14 meses morando no Porto - Portugal, percebemos que aqui temos segurança e podemos andar tranquilamente pela rua com o "telemóvel" nas mãos. 

Já sabíamos, mas vale reforçar:  não é só comprar passagem e ir para o aeroporto, depois de meses burocráticos no Brasil, com a chegada em terras portuguesas, inicia-se a parte burocrática por aqui também como citei acima.
Ouvimos muitos idiomas pelas ruas e sempre nosso português brasileiro está presente em todo lado.
Aqui também se tem muita saudade dos amigos e familiares. Das conversas, dos encontros, dos cafés com as amigas e dos treinos de corrida em grupo. A saudade se faz presente.
Porém....sempre aprendendo diariamente e compartilhando para a trocar experiências e vivências.


Torta de Atum Low Carb - Sem farinha

Gosto mesmo de receitinhas práticas, simples de fazer e saudáveis. Essa tortinha de atum faço todas as semanas, rende 7 a 8 porções. Fi...