“Gostar de doce é humano e natural. Precisar de doce é desequilíbrio funcional“.
Muitos motivos podem levar o organismo a "PRECISAR" de doce. Com exemplo podemos citar deficiência de cromo, deficiência de serotonina, presença aumentada de fungos no intestino, hipoglicemia…
Mas hoje vamos falar exclusivamente sobre a importância do Triptofano na correção deste desequilíbrio.
O triptofano é um aminoácido (derivado das proteínas). Aminoácido essencial ao ser humano pois não o produzimos no organismo, dependendo da dieta para obter os estoques adequados e desempenhar suas inúmeras funções.
Diversos estudos comprovam que deficiência de triptofano pode levar a sintomas de psicopatologias, depressão, insônia, suicídio, agressão, ansiedade e bulimia. Isto porque é ele quem se converte em Serotonina no organismo.
A serotonina, muitos já conhecem, é a responsável por nos manter com bom humor, boa tolerância, baixa indignação frente às circunstâncias da vida.
Afinal, qual a relação entre o triptofano e o desejo por doces?
O cérebro busca captar triptofano para nova produção de serotonina quando seus estoques estão baixos. E o cérebro nos avisa isto provocando desejo por carboidratos como doces ou até mesmo massas (pão branco, salgados, biscoitos, macarrão). O carboidrato aumenta a disponibilidade do triptofano cerebral, sendo captado pelos neurônios, produzindo serotonina.
Como se não bastasse a complexidade do nosso organismo, vem mais…:
Para que o Triptofano se converta em Serotonina precisam estar presentes: vitamina B6, B12, ácido fólico e magnésio.
Ou seja, não podemos viver sem os nutrientes! Nossa saúde emocional e comportamental precisa deles.
Está constantemente com anseio por doces ou massas? Já sabe, procure um nutricionista para avaliar suas necessidades nutricionais. E melhorar não somente esta compulsão, mas também modular o comportamento social, emocional e, para as mulheres, até mesmo a TPM!
Abaixo uma tabela informativa da quantidade de triptofano nos alimentos:
Nutr. Emanuelle Salustiano
Mato Grosso do Sul
Retirado DAQUI
Adorei a dica viu!!!! Otimo post!
ResponderExcluirBeijos otima terça!
É ÓTIMO ler esse tipo de matéria.
ResponderExcluirEu até não tinha compulsão por doces, batia vontade de vez em quando. Mas quando comia, era bastante. Com a RA, a vontade diminuiu MUITO depois que aumentei a quantidade de fibras (cereal, verduras), água e comecei atividade física regular.
Gente, semente de abóbora é um ótimo aperitivo!!!! Menos de 10min no forno (tem que ficar de olho para não queimar), com uma salmoura fica muito bom!
Não preciso de doce,preciso de chocolate!!!!
ResponderExcluir=D
Mas ando trocando chocolate por gelatina ou creamy da batavo. ;)
to igual a rita...rsss
ResponderExcluiré ele mesmo que eu preciso!
mas nao consegui o nirvana de trocar o chocolate pela gelatina...hahaha
vou la, subsituições a postos!!!kkkkk
bjkissimas
Doce???...passo a vez....obrigado
ResponderExcluirbjo
Nem me fale em açúcar, isso já não me pertence mais... hahaha
ResponderExcluirEssas dicas ai são ótimas, todas nós conseguimos controlar a vontade por doces ou qualquer coisa, é difícil, mas com muita força conseguiremos!
Beijos
Muito bem lembrado, Rô. Já tinha visto entrevista a respeito do triptofano. Muita gente tem alguma disfunção do gênero e nem sabe da existência deste fator. Parabéns pelo post, como sempre educativo e pertinente. Beijo.
ResponderExcluirOlá Rosângela
ResponderExcluirtô chegando no seu blog agora, depois com calma vou ler tua historia, mais o que já vi por aqui já foi suficiente pra te admira e me animar bastante \o/ rs ... Só tenho a te dizer Parabéns e sucesso!
Quando tiver um tempinho vem conhecer meu blog, to começando nessa luta agora! beijos
Adorei a dica viu!
ResponderExcluirEsses dias tenho passado por maus bocados. Uma compulsão horrível, um verdadeiro tormento. Mas deve passar, não e? rsrsrsrs
ResponderExcluirBjokas
nunca precisei .... doce ..refri ..nada faz diferença se tem ou não ... meu maior problema e comida mesmo .. =/ .. bjus
ResponderExcluirUma coisa que não tenho...kkkk! larica por doce*
ResponderExcluirUfa!!!
Beijus, Rô!
mas olha só que interessante sobre ''triptofano'' nem sabia disso kkkk
ResponderExcluireu quando estou na tpm a fome por doce aumenta, mesmo eu fazendo a dukan...aqui no norte a castanha do pará é bem baratin, pelo menos isso né kkkk
então maridão compra um saquinho e eu como umas 3 por dia e isso tem evitado eu ficar longe dos doces, é rico em proteina e docinha...
adorei o post Ro...beijocas
Oi Linda passando só pra te desejar uma otima quarta feira ... bjus
ResponderExcluira entrevista ta no ar.....muito obrigadaaaaaaa
ResponderExcluirAhhhhhhh! Rô, isso não me pertence amiga, tô conseguindo, finalmente!
ResponderExcluirObrigada pelo apoio de sempre viu!
bjuuuuus
ti seguindo...muito interessante seus post,,,se poder me segue um cheiro....
ResponderExcluirEu acho que a gordinha aqui come doce só de pirraça! Quando tá com raiva come pra extravasar, quando tá feliz come pra comemorar, quando ta sem nada pra fazer come pq não tem nada pra fazer, mas no fundo é só pra se auto-sabotar por algum outro motivo obscuro, escondido, inconciente, não sei...
ResponderExcluirAcho que a obesidade e a compulsão são coisas muito sérias, como vício mesmo e poder controlar vai mais além do que dieta e fisiologia, tem mt de psico, por isso q o blog é mara!! E com informações que a gnt recebe cada vez mais fica mais fácil seguir em frente!!
Bjkss
E poder ler posta
oiii
ResponderExcluirEu não tinha vindo aqui ainda, e ainda bem que vim a tempo, de ler esse post.
Me identifiquei muito com esse assunto, porque muitas vezes, eu tenho sentido tristeza, desanimo, e muita vontade de comer doces, coisa que nunca liguei, vou dar uma anotada na sua lista de alimentos, e aumentar o consumo deles, pra ver se consigo mudar isso.
Adorei o post.
Beijos