Produtos naturais para emagrecer: conheça a ação e saiba como consumir
Lembrando: Alimentação equilibrada e exercícios físicos são fundamentais.
Para perder peso com saúde é preciso aliar alimentação equilibrada e exercícios físicos, mas será que suplementos naturais podem ajudar a emagrecer? A seguir, confira as substâncias naturais mais receitadas pelos nutricionistas, sua ação no organismo e como devem ser consumidas.
Óleo de cártamo: Segundo a nutricionista Cristina Farjado, o óleo de cártamo é produzido a partir das sementes de carthamus tinctorius, ricas em ácidos graxos e ômega 6. “As cápsulas de óleo de cártamo conseguem inibir a ação da enzima lipase lipoproteica, responsável por transferir a gordura da corrente sanguínea para o interior das células adiposas”. O endocrinologista Ricardo Fittipaldi, especialista em métodos de emagrecimento, explica que “o óleo de cártamo leva o organismo a acumular menos gordura, ajudando a eliminar os pneuzinhos. Ele também pode auxiliar na redução do colesterol e triglicerídeos”.
Recomendação: Cristina orienta a ingestão de uma cápsula, contendo 1g de óleo de cártamo, duas vezes ao dia, meia hora antes do almoço ou do jantar. De acordo com Ricardo Fittipaldi, o resultado começa a aparecer após um mês de uso contínuo.
Óleo de coco: A nutricionista Cristina Fajardo explica que o óleo de coco extra virgem é rico em triglicerídeos de cadeia média, “uma espécie de gordura boa e difícil de ser encontrada em alta concentração”. Segundo o endocrinologista Ricardo Fittipaldi, “o produto é considerado termogênico, já que é capaz de gerar calor e queimar energia, favorecendo a perda de medidas. O óleo de coco ajuda a eliminar, principalmente, a gordura acumulada na barriga, além de aumentar a sensação de saciedade e reduzir o colesterol ruim (LDL)”. Para manter suas propriedades nutricionais, Cristina não recomenda o aquecimento do óleo. “Ele pode ser adicionado a saladas, sopas, shakes, pães e torradas ou sobre outros alimentos”, orienta a nutricionista.
Recomendação: “Como auxiliar na perda de peso, é preciso consumir de 2 a 4 colheres de sopa de óleo de coco por dia”, explica Cristina Fajardo. Cada colher de sopa contém cerca de 90 calorias, portanto, não é recomendável ultrapassar a orientação. A nutricionista diz que não existem evidências clínicas que validem o consumo de cápsulas de óleo de coco.
Pholianegra: As cápsulas de pholianegra, popularmente conhecida como pholiamagra, contêm extrato de ilex paraguariensis que, de acordo com a nutricionista Cristina Fajardo, “aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita com menos quantidade de comida”. O endocrinologista Ricardo Fittipaldi ainda explica que “ela ajuda na queima de gordura como um todo e, principalmente, daquela localizada na barriga, que eleva o risco de pressão alta e diabetes”.
Recomendação: Cristina diz que as cápsulas de pholianegra, de 50 a 150 mg, devem ser ingeridas duas vezes ao dia, cerca de uma hora antes do almoço e do jantar. Associado à prática de exercícios físicos e alimentação saudável, os resultados começam a surgir de 7 a 10 dias após o início do consumo.
Quitosana: “Derivada de crustáceos, a quitosana auxilia na redução de absorção das gorduras pelo intestino. Cada grama do produto é capaz de absorver de 4 a 6 gramas de gordura. Há também evidências de que a quitosana seja capaz de reduzir o mau colesterol (LDL)”, diz o endocrinologista Ricardo Fittipaldi. A nutricionista Cristina Fajardo lembra que pessoas sensíveis ou alérgicas a crustáceos, como o camarão, não devem fazer uso das cápsulas de quitosana.
Recomendação: Cristina Fajardo recomenda a ingestão de 2 a 6 gramas de quitosana por dia. “O ideal é ingerir 1g de quitosana a cada refeição, ao longo do dia”, explica a nutricionista. Aliado a atividades físicas e alimentação equilibrada, é possível perceber os resultados após duas semanas de uso contínuo.
Chá verde: “O chá verde é preparado a partir da infusão da erva camellia sinensis, ricas em antioxidantes, polifenois, vitaminas e minerais”, explica a nutricionista Cristina Fajardo. Segundo o endocrinologista Ricardo Fittipaldi, o chá verde acelera o metabolismo, estimulando a queima calórica. “Pesquisas recentes também mostraram que o chá é capaz de inibir a proliferação das células de gordura”, diz o médico. De acordo com Cristina Fajardo, o chá pode ser preparado a partir da erva, vendida em casas de produtos naturais, em tabletes efervescentes ou cápsulas.
Recomendação: Cristina orienta a ingestão de 4 a 10 xícaras de chá verde por dia, nos intervalos das refeições. “A concentração de 100 a 500mg do extrato, presente nas diferentes formas de ingerir o produto, equivalem ao total de xícaras que devem ser ingeridas ao longo do dia”, diz Cristina. Ela explica que, com o uso contínuo, é possível perceber os resultados em uma semana.
Shakes: Os shakes para emagrecer servem como substitutos da refeição. Segundo a nutricionista Cristina Fajardo, o produto é enriquecido com vitaminas e minerais, além de conter quantidade de carboidratos e proteínas suficientes para nutrir adequadamente, mas são pobres em fibras e gorduras. “O ideal é bater o shake com leite desnatado e uma fruta, equilibrando os nutrientes”, explica a nutricionista. Nas outras refeições, ela recomenda o consumo de frutas, legumes e saladas cruas, que devem ser temperadas com azeite extra virgem.
Recomendação: Cristina explica que os shakes podem substituir até duas refeições por dia, de preferência, café da manhã e jantar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRecomendo esse Bancha: http://images.quebarato.com.br/T440x/cha+verde+bancha+ujinotsuyu+aoyanagi+bancha+200g+sao+paulo+sp+brasil__641F2_1.jpg
ResponderExcluirboas dicas...
ResponderExcluirFiquei bem inetressada na PholiaNegra! Uma nutricionista já tinha me falado sobre, mas na época achei bem caro! Vou ver agora!!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirGostei das dicas, mas já tomei o óleo de coco e sinceramente não vi qualquer resultado, mas como os resultados variam dependendo do organismo...
Que vc tenha uma ótima semana.
Oi querida???Sempre é bom saber mais um pouco sobre estes produtos naturais.
ResponderExcluirEu já usei alguns e acho que funcionam mesmo.
Otima semana para ti.
Bjks
Oi, Rô. Muito a propósito o teu post, como sempre. Segundo a minha nutricionista, há estudos (mais recentes, me parece), que o cártamo, se ingerido três horas antes da atividade física, tem efeito melhor e mais perfeito (a fim de ajudar no emagrecimento ...). Tenho feito desta maneira, religiosamente, todos os dias ... Beijos mil.
ResponderExcluirSempre dicas ótimas, já tomei óleo de cartamo (resultados ótimos) e chá verde tomo sempre...
ResponderExcluirtenha uma ótima semana! beijos
To tomando oleo de coco mas vi mais resultados no oleo de cartamo :)
ResponderExcluirmas temos q reeducar a alimentacao tb e fazer exercicios :)
Sabe Rô vc tem uma história de sucesso linda!
ResponderExcluirMas sinto falta de textos que toque mais suas leitoras. Sempre matéria de revistas, jornais, tipo copia e cola. Sinto distância nisso. Que novidades são boas para nós seres humanos, concordo. Mas pra quem está no processo de emagrecimento, um toque de realidade torna mais fácil o caminho. Que vc já contou e recontou sua estória para nós, e que é linda todas nós sabemos.
Mas e suas dificuldades? Seus deslizes? Sua vontade de não fazer atividade física? Desapareceram pra sempre?
Você parece uma super mulher, perfil que dista muito da realidade muitas nós.
Por favor pense nisso e não interprete como mais um anônimo frustrado.
Ana
Oi Ana
ResponderExcluirAqui http://www.romassoterapeuta.com/p/leia-perguntas-e-respostas.html
Vc encontra todas as perguntas e respostas que deixei aberto para as leitoras fazerem sobre o processo do meu emagecimento e minha rotina.
Já relatei várias vezes sobre as dificuldades, sobre os altos e baixos e tb falei sobre isso no vídeo: http://www.romassoterapeuta.com/2011/04/estou-no-pragama-patrola.html
Em novembro do ano passado, aconteceu o Projeto Saudável, ontem relatei diariamente minha rotina de atividade física.
E fiz e faço tb vários posts de ants e depois, assim como fiz em janeiro assim que voltei de viagem relatando sobre meus dias nas férias e como nao engordar.
Esepero que gostei dos links.
Os textos aqui relatados de matérias e revistas é para trazer mais conhecimento par a leitora e mostrar que temos diversas maneiras de emagrecer de forma saudável.
Obrigada pela sua vista.
Beijos
Oiii
ResponderExcluirEstou precisando voltar a usar meu chá verde, estou já ele há alguns meses e estou começando a sentir aquela dorzinha chata nas pernas por conta da retenção.
Beijos
Oi Ro, ótimas dicas! Já ouviu falar de cápsulas de soja preta, a cianinsoy??? bjs
ResponderExcluirObrigada Ro.
ResponderExcluirVou olhar direitinho então.
Ana
Ana, qualquer dúvida pode me enviar e-mail: rosinop@gmail.com
ResponderExcluirBeijoss
Flor, amei tuas dicas... e viva o chá verde!!!!
ResponderExcluirbjao
http://roupinhasfefe.blogspot.com
BazarFefe