10 dicas para vencer a preguiça e começar a fazer ginástica
Incorporar exercícios físicos ao dia a dia é importantíssimo. Veja então dicas de psicólogos para vencer a preguiça e começar a ginástica
Por que é tão difícil vencer a preguiça e começar a praticar atividades físicas? "A natureza humana tem a tendência de repetir os velhos hábitos e de resistir aos novos", explica a psicóloga comportamental Olga Tessari.
O que fazer, então? "São necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina vire um hábito consolidado. Enquanto isso, é preciso persistir, mesmo sem vontade", diz o psicólogo esportivo Rodrigo Scialfa. No fundo, a gente sabe disso, né? Mas não desanime. Você não precisa se conformar se alguma vez já fracassou ao tentar incorporar exercícios físicos ao seu dia a dia. Os psicólogos Olga e Rodrigo ensinam dez truques para fazer sua mente trabalhar a seu favor na batalha contra o sedentarismo.
Dicas dos psicólogos
1. Tenha um diário
Registre suas metas e sua evolução nas atividades físicas em um diário de papel, em um blog ou nas redes sociais. Compartilhar seus objetivos ajuda a não desistir deles e dá motivação nas horas difíceis.
2. Inspire-se em alguém
Cole na sua geladeira uma foto de corpo inteiro de uma mulher com quem você quer ficar parecida ou até um retrato seu do passado. Diga para você mesma que quer ser igual a ela.
3. Comece devagar
Nos primeiros dias de exercício, o corpo vai ficar dolorido. A dorzinha passa logo, mas pode ser o suficiente para desmotivá-la. "Para começar, meia hora por dia, duas vezes por semana, está ótimo", ensina a personal trainer Camila Lopes.
4. Crie metas realistas
Emagrecer 30 kg ou ter a barriguinha seca da Claudia Leitte são metas impossíveis a curto prazo. Mantenha o objetivo de longo prazo em mente, mas crie metas mais imediatas, como eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas.
5. Ganhe recompensas
Após cada meta superada, estabeleça um prêmio (que não seja comida). Pode ser uma roupa nova, um perfume, um passeio ou algo que deixe você realizada e motivada para continuar perseguindo suas metas. Todo mundo precisa de motivação.
6. Encaixe o exercício físico na sua rotina
Se ama ver novela, não adianta fazer exercícios nesse horário. É mais fácil adquirir um hábito novo quando ele se encaixa no seu dia a dia. Se vai entrar numa academia, escolha uma perto da sua casa ou do trabalho.
7. Tenha uma "calça de referência"
Se você quer emagrecer ou afinar a cintura, acostume-se a provar toda semana a mesma calça. É mais fácil perceber as pequenas mudanças no seu corpo assim do que se olhando no espelho.
8. Exercite-se com prazer
Há dezenas de opções além de esteira, bicicleta e musculação: aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, capoeira, esportes coletivos... Mas, se após duas semanas ela continuar sendo um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é se sentir bem.
9. Procure companhia
Acompanhadas de alguém de quem gostamos, o tempo de exercício passa mais rápido e há mais estímulo para continuar. Se você não tem companhia, faça amigos na academia.
10. Pare de se sabotar
É comum deixar de fazer exercício em um dia e desistir de fazer no outro também. Pensamentos como "não cumpro nada do que prometo" seguidos de um sentimento de fracasso são típicos da autossabotagem. Se você deixar de fazer o exercício um dia, retome e siga em frente!
Bom dia!!! Já espantei a preguiça por aqui, começei na academia e suei ontem!!! Vamos firmes! E minha musa inspiradora é????rs
ResponderExcluirVOCÊ, né?! Cada dia mais linda.
vamos firmes!
Oiii...muito boas suas dicas Rosangela...
ResponderExcluirBeijos
Bom dia, ótima reportagem...o que acontece comigo na maioria das vezes...bjs
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirVou colar aquela sua de barriguinha de fora... mas o marido não pode ver..rsrs
Ótimas dicas.
Beijos
Adorei as dicas!!!!!
ResponderExcluirVou me dar de presente qunado chegar aos 90 Kg um par de brincos bem bonitos!!!
que show de matéria!!!
ResponderExcluircomo sempre arrasou amiga!
bjoooo
Ótimas dicas Rô!!!
ResponderExcluirBeijos e boa terça!!
aos poucos to voltando, eu que amava malhar...e a dor parece que vem a cavalo qdo a gente para...rsss
ResponderExcluirmas espantando o desanimo e vendo os resultados!
bjks
Oie,
ResponderExcluirJá deixei a preguiça de lado há algum tempo e a atividade física já fazem parte da minha rotina e o melhor disso é que eu estou AMANDO me exercitar.
Preciso confessar que tenho me inspirado em...... vc (rs...) e me fez ver que um antigo sonho é possível de se realizar: correr. Minha meta é, em cinco anos, participar de uma corrida.
Bjos,
Paula
Quero uma foto sua pra por na geladeira rsrsrsrsrsrs
ResponderExcluirBem verdade tudo o que você falou, só faltou o tópico: VENHA LER O BLOG DA RÔ E SAÍA MOTIVADA! kkkk
Muito bom...
bjos
afffffff e eu que achava que dois meses eram o suficiente pro corpo se acostumar...
ResponderExcluirainnnnnnnn... bóra né.... que os 40 tá batendo na porta...
saúde aí vou eu minha filha!!!!!!!!!!!!!!
Uma dica minha: Faça consultoria coma Rô, é um tremendo incentivo para continuar sempre malhando comendo direitinho!!
ResponderExcluirÓtimas dicas Rô.
ResponderExcluirTô tentando ressuscitar o meu blog.
Beeijos!!
Oi lindona!
ResponderExcluirMaravilhosas as dicas, estou precisando mesmo me estimular e impor metas na atividade, apesar de estar voltando agora, aos poucos em razão da minha reabilitação.
Adorei.
Fique com DEus.
beijos
essas dicas cairam bem na hora que estava desanimada, força do pesamento e claro ssrrrrs, vou agora a academia...
ResponderExcluirpois é muitas vezes a preguiça bate, as vezes bate forte, mas eu tento não pensar e me obrigo a ir para academia mesmo com preguiça, fico falando que quando acabar vou estar mega orgulhosa de mim... e assim vou indo!
ResponderExcluiruma ótima semana para você! beijoss
dicas valiosas...muito obrigada vão fazer muita diferença...
ResponderExcluirdicas valiosas...muito obrigada vão fazer muita diferença...
ResponderExcluirótimas dicas..já estou com algumas em prática.
ResponderExcluir/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_┌──»ʍi૮ђα ツ