Muita gente atribui ao metabolismo lento a dificuldade de perder peso. Mas será que faz sentido? Fernando Menegat Kuhn, endocrinologista, especialista em obesidade, de Caxias do Sul, esclarece o que é mito e o que é verdade.
MITO. Na maioria dos casos, essa é uma desculpa para o fracasso da dieta. Só uma pequena porcentagem de pacientes têm problemas orgânicos. Voracidade alimentar, sedentarismo e uso de medicações antidepressivas são as causas mais frequentes da obesidade. A dificuldade não está no organismo emagrecer, mas em mudar hábitos, fazer o que é preciso para emagrecer. São coisas diferentes.
Eu como pouco, mas não consigo emagrecer.
MITO. A não ser em raros casos de distúrbios, a pessoa não emagrece quando ingere mais calorias do que gasta. Às vezes, o problema não está na quantidade de comida ingerida, mas na quantidade de calorias da comida colocada no prato. Emagrecer é uma equação matemática. Para perder um quilo em uma semana é necessário haver um déficit de aproximadamente 1 mil calorias ao dia: 7 mil calorias/semana. Pode-se conseguir isso reduzindo 700 calorias pela dieta e queimando 300 calorias pelo exercício, o que vai dar 1 mil calorias/dia.
Pessoas com tendência a engordar nunca serão magras.
MITO. Não é uma regra imutável. Depende de mudança de hábitos (alimentares e prática de exercícios) e de perseverança nessa mudança do modo de viver. Quanto maior o grau de obesidade mais difícil é a transformação. Estudos apontam que a tendência a voltar a maus hábitos aumenta na proporção direta do aumento do IMC (Índice de Massa Corporal).
Os magros têm o metabolismo mais acelerado do que os gordos.
DEPENDE. Há pacientes que têm resistência à ação da insulina e podem ter mais dificuldade para emagrecer. Para descobrir essa resistência, é preciso fazer um exame com glicose/insulina e calcular o HOMA (Avaliação Dahomeostase Metabólica). A herança genética também tem importância (familiares magros ou obesos). Mas, em geral, são os maus hábitos que influenciam a obesidade e diferenciam gordos e magros.
O metabolismo do homem é mais acelerado do que o da mulher.
SIM. A diferença de massa muscular entre os sexos é que determina o ritmo do metabolismo. Os homens possuem 8% a mais de massa muscular do que as mulheres. Os músculos consomem mais energia do que a gordura para se manter.
O metabolismo desacelera com a idade.
SIM. A partir dos 30 anos, o ritmo metabólico diminui (média de 5% a cada década). Essa redução, que é maior nas mulheres que nos homens, decorre da perda de massa muscular, natural da idade.
Oi Rô!
ResponderExcluirGostei do post: eu não tinha tanta dificuldade para emagrecer antes dos 30...avv!
Agora, tenho que rebolar, ops: pular, rs!
Beiju
Oi Rô gostei do teu post, mas tem problemas que deixam sim o metabolismo mais lento, eu tenho um e se não controlo com medicação se não refaço os exames pra ver como está a situação complica e eu estaciono e aqs vezes engordo em função disso, e tens razão a idade tb ajuda kkkkkk
ResponderExcluirbjim
Ah os homens sempre os homens! Eles não engravidam, não menstruam, não usam sutiã e ainda tem o metabolismo mais rápido que o nosso!Brincadeiras a parte gostei muito da matéria. Tenha um ótimo dia. Beijoca
ResponderExcluirOlá, adorei seu post, bem esclarecedor... bjs
ResponderExcluiroiee lindaa
ResponderExcluirmto boa a materia sobre metabolismo!!!
e obrigada pelo recadinho!
vc é nossa inspiracao !
bjus
xauxau
Oieee...adorei a matéria. realmente é assim... normalmente o metabolismo funciona sim. quando percebi que nao estava me enganando e nao perdia nada..foi que descobri a Tireoidite...estou tentando controlar amiga...mas ainda nao esta 100%... mas vai vir...tenho certeza. um beijaoo e boa quarta.
ResponderExcluiradorei o post percebi que emagrecia mais quando era mais nova será que isso tem a ver? bjs
ResponderExcluirNada de desculpas né
ResponderExcluirvamos firmes
adorei o post
bjos
Muito bom o post. Concordo q com a idade o metabolismo diminui, eu antes dos 30 comia de tudo e nunca tive problema com a balança kkkk.querida q vc tenha uma linda quarta feira. beijinhos.
ResponderExcluirE vamos aos mito hein amiga!!!
ResponderExcluirVamos desmistificando cada um...rsrs
Otimo dia!
Bjks
Oiii
ResponderExcluirEu acho que ficou mais dificil emagrecer depois dos 30.
O meu maior problema é que sou baixinha e por mais kcal que queime no dia a dia, não posso passar de 1500kcal ao dia pra manter.
Beijos
tô chegando nos 30 amiga......tem que correr agora mesmo!rs
ResponderExcluirBeijos.:)
Adorei o post! O negócio é contar as calorias e muita AF pro negócio funcionar. rs
ResponderExcluirBeijos e ótima 4ª!
Então como eu já passei dos 30 posso dizer que meu metabolismo parou de vez, rs.
ResponderExcluirBeijos Rô!
É sempre bom saber oq ue é mito e o que é verdade! Para nã ficar colocando a culpa no metabolismo! Coitado!
ResponderExcluiroie linda
ResponderExcluirObrigadooooo !!!!!
beijinhossss
Oi. Tudo verdade isso mesmo. Sempre tive mil e uma desculpas para não conseguir emagrecer, mas acho que não fazia por mal, realmente achava que tava fazendo tudo certo, nossa mentalidade gorda é quem nos engana. Ainda bem que acordei e hoje vejo que relamente exagerava na comida mesmo. Isso no meu caso, pois cada um é um caso diferente né?
ResponderExcluirBjkas
Olá Rô,
ResponderExcluirEsse post foi muito esclarecedor, me deu vários toques...
Beijos
Oi amiga, amei o post, muita gente realmente coloca a culpa no metabolismo, e nem tentam emagrecer !
ResponderExcluirbeijos e uma ótima semana !
http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/
Oieeee, postei um selinho para vc lá no meu blog! Corre lá pra ver!
ResponderExcluirBeijocas!
Adorei seu blog, cheio de dicas super bacanas.
ResponderExcluirBeijo
estou seguindo.