
A consultora da OMS Vera Luiza da Costa e Silva conta que a escolha das mulheres como alvo prioritário da campanha deste ano ocorreu também por se tratar da parcela da população tradicionalmente mais exposta aos efeitos nocivos do cigarro.
— O uso do tabaco em todas as suas formas se concentrou historicamente entre homens. Mas as mulheres e as crianças sempre pagaram o preço do tabagismo passivo, já que na maioria das vezes os pais e os maridos as expõem à fumaça de seus cigarros — destaca a médica.
Anualmente, segundo a OMS, 600 mil pessoas morrem em decorrência da inalação da fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. Respirar a fumaça do cigarro de outras pessoas é o suficiente para o desenvolvimento de doenças como tumores cerebrais e problemas respiratórios.
— No caso das mulheres, os efeitos são ainda mais dramáticos. A inalação da fumaça do cigarro aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de útero. Nas gestantes, potencializa as chances de abortos espontâneos e de nascimento de crianças com baixo peso — enumera o oncologista Murilo Buso.
Dependência
A pesquisa da OMS revelou também dados preocupantes sobre os danos causados pela dependência de nicotina. Se o quadro atual persistir, em 2030 o número de mortes causadas pelo cigarro e seus derivados deve pular para 8 milhões.
— O que é mais dramático é que dois terços dessas mortes, todas perfeitamente evitáveis, ocorrerão em países em desenvolvimento — afirma a médica Vera Luiza da Costa e Silva.
O angiologista Ricardo Meirelles, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), explica que os danos do fumo não estão restritos ao sistema respiratório.
— Praticamente todos os órgãos do corpo são prejudicados pelo consumo das mais de 6 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro. Esses problemas vão desde irritação nasal e ataques de asma até tumores cerebrais e leucemia.
O médico conta ainda que é preciso evitar ao máximo o consumo do primeiro cigarro.
— Duas de cada três pessoas que experimentam acabam se viciando. Além disso, quanto mais jovem a pessoa começar a fumar, mais difícil vai ser para largar — afirma.
clicrbs.com.br/blogdovida
Ola
ResponderExcluirEca odeio cigarro...
Não consigo entender que graça tem pagar pra se matar e ainda queimar dinheiro..aff
Beijos
Oi Rô!!!
ResponderExcluirRealmente cigarro é uma droga né, ainda bem que não fumo e não tenho ninguém próximo a mim que fume...
Não sei como alguém pode se viciar nisso, o coisinha fedorenta, hauahauhuauahhauha.
Bjo.
Odeio cigarro!
ResponderExcluirBjo,
Magnor
Nossa!
ResponderExcluirEsta foto vale mais que palavras...
Nunca fumei, nunca bebi e não me sinto perdendo muita coisa, rs.
*Tem um selinho pra voce no meu blog,linda!
Beiju
lindona,
ResponderExcluirque post maravilhoso, eu sou inimiga do cigarro odeio mesmo, meu maridão fumava desde 11 anos de idade final o ano que passou ele graças a deus parou para minha felicidade est sendo dificil mas ele esta conseguindo apesar de ter engordado mas se deus quiser e ele quer tudo ficará bem.
beijos gatona e continue firme
Oi!
ResponderExcluirObrigada pelos Parabéns! É um aninho mais velha, quer dizer mais experiente..rsrs..vida nova agora. Coloquei algumas fotinhas do niver la no blog hj, corre lá dar uma espiadinha.
Bjus e otima semana pra vc!
ainda bem que eu nao fumo, e ngm da minha familia fuma..nem do meu namorado..
ResponderExcluirmas outro dia fui pegar o bus pra ir numa palestra..5e45 da manha tinha um homem fumando..ja esse hora?tive que sair de perto..me fez tao mal só de sentir o cheiro dele..pensa..acorda ja fumando...
ou vai durmi com o cigarro na boca..
bjos e boa terça
Oi, passando p/ conhecer seu blog, adorei os posts, já estou te seguindo, me faz uma visitinha e se gostar, me segue tbm... beijos
ResponderExcluir