Embora sejam comercializados sem controle em lojas especializadas, é importante consultar um especialista antes de comprar. A sobrecarga de certos nutrientes pode provocar problemas renais e lesões no fígado.
Importante também é não confundir suplementos nutricionais com esteroides anabolizantes, drogas ilegais conhecidas como “bombas” e cujo uso continuado causa disfunções sexuais e até câncer.
A seguir, as nutricionistas de São Paulo Alessandra Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Estudo da Obesidade, e Natalia Bisconti, especialista em nutrição nas doenças crônicas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, explicam o que são e como atuam no organismo os suplementos alimentares mais consumidos.
Albumina
O que é: substância extraída da clara do ovo, usada como auxiliar no ganho de massa muscular e recuperação pós-treino.
Como é encontrado: pó e tabletes.
Contraindicação: em dietas ricas em proteínas, porque pode ocorrer sobrecarga renal e hepática.
Comprovação científica: seu uso por pacientes desnutridos é eficaz durante a recuperação.
Arginina
O que é: aminoácido que estimula a liberação do hormônio do crescimento. Desenvolve o músculo e ajuda a eliminar gordura.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: não é recomendado devido ao risco de sobrecarga renal.
Comprovação científica: não há.
BCAA
O que é: conjunto de aminoácidos que auxiliam na recuperação do estresse muscular provocado pelo exercício.
Como é encontrado: cápsulas, pó e tablete.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: em atletas, previne infecções respiratórias.
Cafeína
O que é: composto químico que atua como estimulante cerebral e termogênico. Auxilia na endurance do treino e melhora a performance.
Como é encontrado: cápsulas e líquido.
Contraindicação: pode liberar excesso de adrenalina e levar à desidratação devido ao seu poder diurético. Estudos mostram que indivíduos podem ser prejudicados pelo seu poder viciante.
Comprovação científica: não há.
Creatina
O que é: complexo de aminoácidos que proporciona melhor desempenho em atividades de força e auxilia na rápida recuperação de energia.
Como é encontrado: cápsulas, pó e líquido.
Contraindicação: embora os estudos não sejam conclusivos, sugere-se que o suplemento pode provocar lesões renais e hepáticas.
Comprovação científica: não há.
Glutamina
O que é: aminoácido que auxilia no aumento de massa muscular e melhora da função imunológica.
Como é encontrado: pó.
Contraindicação: não há.
Comprovação científica: não há.
Proteínas
O que são: suplementos à base de proteínas animais e vegetais, como whey protein (proteína extraída do soro do leite), soy protein (proteína isolada de soja) e barra de proteína (alimento enriquecido com proteínas animais e vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis). Fornecem nutrientes essenciais para o ganho de massa muscular e a recuperação pós-treino.
Como são encontrados: pó (whey e soy protein) e barras.
Contraindicação: não há, mas uma dieta rica em proteínas não é sinônimo de aumento de massa muscular. O ganho está mais relacionado à prática de física.
Comprovação científica: não há.
CUIDADOS NA HORA DA COMPRA
Antes de utilizar qualquer suplemento alimentar, procure orientação de um especialista, que poderá orientar e prescrever de forma adequada e individualizada, de acordo as suas necessidades.
Procure na embalagem a sigla MS seguida de um número que corresponde ao registro do produto no Ministério da Saúde.
clicrbs.com.br/vidasaudavel
Nenhum comentário:
Postar um comentário