Pesquisas comprovam que quem toma um bom café-da-manhã perde peso. Já as pessoas que pulam a refeição acabam consumindo mais calorias durante o dia. Por dois meses, a autora Tammy Lakatos Shames fez do seu almoço a sua primeira refeição matinal. Resultado: sua gordura corporal aumentou 2,9% e ela chegou a engordar quase 2 kg, apesar de ter mantido o total de calorias diárias.
2. Coma na hora certa
Faça seis pequenas refeições diárias e não fique sem comer por mais de quatro horas. Após esse tempo, o organismo pisa no freio e começa a economizar calorias. Mas é importante prestar atenção às quantidades para não extrapolar e comer ainda mais. A porção de carboidratos (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. Já a de proteínas (filé de frango, peixe) deve ter o tamanho da sua mão aberta.
Os carboidratos de baixo índice glicêmico (grãos e massas integrais, legumes, verduras, frutas) mantêm estáveis os níveis de insulina, prolongando a saciedade. Os carboidratos refinados (arroz branco, açúcar e doces), com alto valor glicêmico, são digeridos com uma maior velocidade.
4. Consuma proteínas magras
As proteínas (ovos, carnes magras, soja feijões e laticínios) são essenciais porque facilitam a constituição de músculo magro. Além do mais, diminuem a velocidade da digestão dos carboidratos, prolongando a ativação metabólica. Atenção: opte por carnes magras. "A gordura na proteína atrapalha a absorção de nutrientes, além de tornar o alimento mais calórico", explica o nutricionista Carlos Bassualdo, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo
5. Beba dois litros de água por dia
O desafio de Tammy foi beber apenas três copos (230 ml) de água e duas latas de refrigerante diet por dia, durante um mês. Normalmente, ela tomava mais de dois litros de água por dia. Seu porcentual de gordura subiu 3,7% e ela engordou 1 kg. Ao voltar a ingerir a quantidade normal de água, a autora do livro perdeu 2 kg!
6. Consuma gordura boa
As gorduras retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais equilibrada. De quebra, ainda prolongam a saciedade. Aposte nas gorduras "do bem", como azeite de oliva, castanha-do-pará, amêndoa, amendoim, nozes, abacate e gergelim. As gorduras "do mal" (manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada), contribuem para o entupimento das artérias e devem ser evitadas.
7. Durma pelo menos oito horas por noite
Dormir apenas cinco horas por noite está muito longe da qualidade de sono da qual seu corpo necessita e ainda afeta o funcionamento de hormônios associados ao ciclo de fome e saciedade. Como consequência, você desconta o cansaço na comida, principalmente nos doces, o que equivale a ativar o botão do comando estocar gordura. Sem nenhum valor nutricional, o açúcar é rapidamente absorvido e transformado em tecido adiposo!
8. Pratique exercícios aeróbicos
Pular corda, subir escadas, caminhar, dançar... A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso do plano de ativar o metabolismo. E só precisa de pelo menos meia hora de exercício, três vezes por semana. O melhor: você continua com o metabolismo à toda até oito horas após o término. Quer mais um motivo? A atividade física é o remédio perfeito para acabar com o mau humor, pois libera endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar.
9. Mexa-se e ganhe músculos
Além de deixar suas pernas torneadas e seu bumbum definido e durinho, a massa muscular aumenta o gasto calórico. A explicação é que o tecido muscular gasta mais energia por dia para se manter do que o tecido adiposo.
mdemulher.abril.com.br
Oi Flor
ResponderExcluirBoa dicas no seu blog, a gente sempre sabe destas coisas, mas gosta de reler para não esquecer...Tenha uma bela semana.
Beijoss
Concordo com a Regina, nunca é demais ler. Só lamento que já faço tanta coisa e mesmo assim há coisas que não resultam em mim. Metabolismo difícil o meu. Mas vou sempre tentando e agora fazendo exames para tentar determinar o qeu bloqueia o meu organismo.
ResponderExcluirAdorei seu blog. Muito, muito útil e interessante.
beijocas e continua mandando dicas e informações que nunca são demais ler e relembrar.
Vim retribuir a visitinha, adorei as dicas o difícil é seguir né?!!!rsrsrs
ResponderExcluirBeijoca